domingo, 26 de outubro de 2008

Cavaco veta mas PS não desiste e afronta Presidente

Cavaco Silva deverá vetar novamente o Estatuto dos Açores e, desta vez, enviar uma mensagem à Assembleia da República, uma vez que as suas reservas ao diploma se mantêm inalteradas
O prazo para a promulgação ou veto do diploma termina na próxima segunda-feira e Belém não fala sobre o assunto. Mas a hipótese de um novo veto é a única que os mais próximos do Presidente admitem como culminar deste processo – sobretudo depois da mensagem de Cavaco Silva ao país, na sequência do primeiro veto, em Julho passado, e da entrevista ao Público, depois da aprovação do diploma alterado no Parlamento.
A dúvida que persiste é a reacção do PS face a novo veto e as consequências que poderá ter um braço-de-ferro com o Presidente nesta matéria.
«Não há razões para o PS mudar de posição» , afirmou ao SOL Ricardo Rodrigues, vice-presidente da bancada parlamentar. E o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, não espera outra posição por parte dos deputados socialistas. «O PS não vai mudar de certeza absoluta», afirmou ao SOL um colaborador de Carlos César, recordando as palavras do líder do PS/Açores, há uma semana, em plena campanha eleitoral: «Estou absolutamente convencido que o PS vai confirmar o Estatuto na Assembleia da República».
Porém, oficialmente, o líder parlamentar socialista, Alberto Martins, não quer antecipar a resposta do partido para não afrontar ainda mais o Presidente, dado o conflito iminente com Belém. Até porque os socialistas aguardam com expectativa a mensagem à Assembleia que deverá acompanhar o veto de Cavaco.

in sol.pt

Sem comentários: