quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

JSD e YEPP apresentam prioridades para as Eleições Europeias 2009 a Durão Barroso

O Vice-Presidente da JSD Duarte Marques e o Presidente da Juventude do Partido Popular Europeu Yannis Smyrlis, apresentaram ao Presidente da Comissão Europeia, o ex líder do PSD Durão Barroso, as prioridades políticas da juventude do PPE para os próximos anos na UE.

Durante o encontro foram discutidas as linhas principais de orientação para políticas de juventude a nível europeu, cristalizadas na Declaração dos Presidentes aprovada recentemente no Porto, num encontro que juntou os Presidentes das estruturas de juventude do Partido Popular Europeu, documento agora entregue por Smyrlis a Durão Barroso.

Entre os tópicos abordados pelo documento contam-se a ratificação do Tratado de Lisboa e a importância que representa para a juventude europeia de ter uma Europa mais política. É também abordada a responsabilidade ambiental que se traduz no dever de entregar à geração seguinte um mundo (pelo menos) tão limpo como o de hoje. Também referido como fulcral é a questão da justiça inter-geracional, no sentido de análise dos contributos das diferentes gerações para a sociedade. Em todos estes pontos nota-se uma clara preocupação pela manutenção da Europa dos Valores, que trouxe a UE até onde está hoje.

O Presidente da Comissão Europeia mostrou-se entusiasmado pelo trabalho desenvolvido pelo YEPP neste âmbito, sublinhando a importância do desenvolvimento deste tipo de esforços no espectro político alargado, e demonstrando um conhecimento profundo dos problemas que afectam os membros de uma juventude que foi criada no seio dos valores europeus e que denominou de "Geração Europa".

Ver Declaração dos Presidentes em AQUI!

Proposta Programa ERASMUSA reforma do Programa ERASMUS, uma das mais importantes iniciativas no âmbito da juventude europeia, foi uma das propostas apresentadas pela JSD e pelo YEPP, com especial enfoque no reforço dos montantes das bolsas. Infelizmente hoje em dia, nem todos os jovens podem fazer Erasmus pois a bolsa europeia não é suficiente para sobreviver no estrangeiro, ou seja, só com o apoio do seu agregado familiar pode aproveitar o Programa Erasmus.

A JSD quer democratizar o ERASMUS e permitir que todos sem excepção possam desenvolver parte dos seus estudos no estrangeiro. Para isso deixámos a proposta à Comissão Europeia de reforçar os montantes das bolsas por via directa, aumentando a sua contribuição, ou então obrigando os Estados-Membros ao co-financiamento destas bolsas para os estudantes que precisam.

in jsd.pt

Sem comentários: