sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Desemprego sobe para 9,1% e atinge meio milhão de portugueses


A taxa de desemprego em Portugal aumentou para 9,1% no segundo trimestre, o nível mais elevado desde 1987. Num ano, o desemprego disparou 24% e há hoje mais de 500 mil indivíduos sem trabalho.
Os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o desemprego em Portugal disparou 1,8 pontos percentuais entre Abril e Junho em relação ao mesmo período do ano passado.
Já em comparação com o primeiro trimestre do ano, o desemprego subiu 0,2 pontos percentuais.
Este valor está acima das previsões do Governo para o conjunto do ano (8,8%) e é pior do que o previsto pelos analistas contactados pela Lusa, que esperavam em média que a taxa de desemprego chegasse aos 9% até Junho.
No total, revela o INE, há já 507,7 mil portugueses sem emprego no país, mais 23,9% face ao segundo trimestre de 2008.
Ontem o INE revelou que a economia portuguesa cresceu 0,3% no segundo trimestre, uma evolução que superou todas as estimativas que circulavam no mercado.
Sócrates disse que os números do PIB português sinalizavam o início do fim da crise, mas que o efeito da retoma no mercado de trabalho ia ter um impacto mais retardado.
Em entrevista ao Diário Económico, Teixeira dos Santos afirmou que "para que a crise acabe, o crescimento deve reflectir-se no emprego".
in Económico

Sem comentários: