segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Guarda de Memória ou de Utopia?!

"Guarda: rádio memória" um déjá vu… por momentos pensei que estivesse a assistir à grandiosa obra “Guarda: Paixão e Utopia”. Quem viu a Obra de Arte (2006) fica desiludida com esta última peça (opinião pessoal). Evidentemente que tem o seu engenho (esquecendo as grandes falhas técnicas). Verificamos a capacidade de mobilização das Colectividades; Verificamos a unidade que se criou nas e entre as Colectividades e Associações (nada que outros não conseguissem); Vê-se, uma vez mais, a genialidade do Animador Cultural, que tanto admiro e reconheço (dentro das minhas limitações artísticas), mas que também aqui se limitou a fazer um habitue do passado recente… enfim… nada de novo… bem… mais constrangido na crítica local (eleições à porta?!) e a obsessão contra a Igreja Católica!
Porém dá para reflectir o que todos já sabem. A falta de projectos para a cidade e concelho; o parco desenvolvimento nas várias frentes: desportivo, comercial, industrial, serviços… etc.. etc; a fixação ditatorial do partido socialista, uma juventude pálida e sem sonhos, entre outros… Necessitamos de outro (?!) Alberto Dinis da Fonseca para sonhar e criar?! Talvez! Porém carecemos de gente capaz de concretizar e que ame a Guarda (não são com estes… já lá vão muitos anos.)
Deixo uma reflexão/desejo de uma amiga (que não é da Guarda, mas sente a Guarda). “Que a Guarda seja Farta de gente com atitude e objectivos, Forte na luta contra as adversidades, Fria apenas na temperatura, Fiel à comunidade e Formosa não só na arquitectura e estruturas físicas. Se me fosse possível, acrescentaria mais um F à nossa cidade: Feliz!”
Para finalizar, em tom de oração, peço ao Anjo da Guarda, que é da Guarda, que nos salve e nos ajude.
P.S :) que lhes perdoe também!!!

Daniel Lucas,
Presidente da JSD Secção da Guarda

Sem comentários: