quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Banco Alimentar dá nega à JSD

A JSD propôs recolher duas toneladas de alimentos no seu congresso de Novembro. O Banco Alimentar recusou. Isabel Jonet diz que isso teria "reflexos negativos".Na resposta à JSD, Isabel Jonet alega o carácter "apolítico" do Banco Alimentar, a que preside, para recusar a proposta dos jovens sociais democratas"Se anuissemos, isso acabaria por ter reflexos muito negativos", afirma Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares, no mail que hoje enviou à direcção da Juventude Social Democrata (JSD) a justificar porque é que não aceita a proposta que a 'Jota' lhe fez de aproveitar o seu congresso para recolher duas toneladas de alimentos.
Os jovens sociais-democratas reunem-se em Penafiel, a 29 e 30 de Novembro, e propunham-se pedir a cada um dos congressistas inscritos para levar dois quilos de bens alimentares. A ideia era doá-los ao Banco Alimentar a troco da sua presença no congresso.
A proposta foi feita à direcção do Banco Alimentar no Porto, que logo alegou o carácter "apolítico" daquela organização para recusar. Mas a direcção da JSD ainda fez diligências junto de Isabel Jonet, solicitando mesmo a ajuda de militantes do partido que colaboram com o banco, mas sem sucesso.
No mail que hoje de manhã enviou à direcção da Juventude Social-Democrata, Jonet diz que a organização a que preside se rege "princípios orientadores bastante restritivos" e lembra que o Banco Alimentar apenas pode interpelar o público nos supermercados duas vezes por ano e, eventualmente, mais uma vez, para pedir apoio financeiro.
E acrescenta na mesma nota que se os militantes da 'Jota' se quiserem associar à próxima iniciativa do Banco, que decorre precisamente no dia do congresso, serão bem vindos.
À direcção da JSD estão, entretanto, a chegar vários mails de outras organizações de apoio a carenciados - como O Coração Cidade e a Lágrima Humana - que se mostram disponíveis para se associarem ao congresso e aproveitarem a recolha de alimentos recusada pelo Banco Alimentar.
A direcção da JSD decidiu realizar também, no local do encontro, uma acção de recolha de medula.
in expresso.pt - 3 de Nov de 2008

Sem comentários: