domingo, 7 de dezembro de 2008

Politiqueiros a fazer politiquice!

Não pretendo fazer ataques de consciência a ninguém, mas sinto-me apavorado com tanta politiquice que brotou na JSD nas semanas que antecederam o Congresso Nacional. Claro! É normal discutir nomes, lugares….sim! E as ideias? E os Projectos? E quando por cá se falou em mudança….bem! As mudanças são eficazes porque pretendem regenerar e, sem sentenciar as opções anteriores, são sinónimo de expectativa e renovação. Corrigir trajectórias não é refazer trilhos, mas reanalisar o mapa. Por isso, quando se ouvem os politiqueiros do maldizer “atirar a tudo o que mexe”, raramente se entende o que fariam se tivessem sido eles a decidir. Nunca aceitam a mudança Ah! A alternativa provavelmente será a AMIZADE. A amizade é sempre mais importante que a paixão, e quando se trata de politiquice, há que fazer justiça a quem me apoia ou apoiou (circulo de afectos)! A politiquice (circulo de afectos) não fabrica futuro, nem abre caminhos novos, antes cria atalhos, becos sem saída, onde tudo parece ficar encurralado. Nada se resolve, enquanto as pessoas não se aperceberem que na política os projectos e ideias é que são fundamentais em detrimento das amizades e da ânsia do protagonismo, criam a ilusão de um caminho possível…e esbarram teimosamente em todos aqueles que pretendem melhorar/mudar/trabalhar!
A politiquice, das últimas semanas, não constrói um pensamento estruturado, não revela valores, princípios estruturantes, só alimenta comentários, conversas de café, um diz que diz que congrega descontentes e, sobretudo, faz coro com as lamentações dos que choram a possível perda de privilégios e protagonismo!
A verdadeira política faz-se de análises objectivas e de reflexões sensatas, pondera todos os factores, tem em conta a história e os actores que a vão construindo. A política que transforma e responde às necessidades mas sendo crítica não destrói o passado, antes sabe analisá-lo para melhor definir estratégias; contextualizando, procura linhas de força e reconhece pontos fracos! Quem faz da sua actuação política uma forma de politiquice apenas quer derrubar um outro ou “eles”, porque não são do mesmo circulo de afectos, não fazem parte do nosso grupo, moram no bairro vizinho.
Na política verdadeira o discurso tem outro nível, acolhe todas as opiniões válidas e analisa os contraditórios; alimenta-se de valores e constrói pensamentos estruturantes. Os verdadeiros políticos são capazes de admitir os erros cometidos e as orientações menos ajustadas; vivem permanentemente inquietos, em busca de explicações e de razões, e cultivam a arte da reflexão que fundamenta as escolhas mais acertadas.
Politiquices à parte, é preciso discernir a verdadeira política e os políticos de verdade, aqueles que estruturam e consolidam o futuro e não se alimentam das aparências do presente.
Avizinham-se três combates difíceis em 2009! Deixem de ser politiqueiros e pensem mais no Distrito, vamos todos comungar dos IDEAIS da JUVENTUDE e da SOCIAL DEMOCRACIA e lutar por melhores Ideias e Projectos! Não se deixem atropelar pela politiquice.
Todos juntos vamos dar cor à nossa terra!


Bruno Pina,

Vice-Presidente da CPS/JSD Guarda.

4 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo literalmente

Anónimo disse...

"Na política o discurso acolhe todas as opiniões válidas e analisa os contraditórios; alimenta-se de valores e constrói pensamentos estruturantes"
cito-te e faço esta emenda,ao que escreves-te anteriormente...e já agora pergunto o que tu entendes como politiquices e o que elas são para ti?!

Ac disse...

mais palavras para que? bruno disses-t tudo.
espero sinceramente que o distrito venha a ter uma jota unida sem cinismos ou falsas demagogias.
o nosso interior merece mais e melhor de nós!

Ac disse...

mais palavras para que? bruno disses-t tudo.
espero sinceramente que o distrito venha a ter uma jota unida sem cinismos ou falsas demagogias.
o nosso interior merece mais e melhor de nós!