domingo, 31 de janeiro de 2010

E a Praça Velha?!

Até que enfim que alguém, e neste caso o próprio Governador Civil da Guarda, fez sentar à volta da mesa as entidades interessadas (ou nem por isso) em impedir que a confusão se instale na cidade e seus acessos sempre que caem dois floquinhos de neve! Há quanto tempo se pede um sistema eficaz de limpeza, além de uma concertação efectiva entre os diferentes interlocutores? Como se justifica o caos vivido ultimamente e as acusações mútuas? Ao cidadão comum que tem de chegar ao seu local de trabalho ou tratar da sua vida (nem todos são dispensados, pelo fecho imediato dos principais serviços públicos!) interessa pouco quem tem razão ou não! A verdade é que a razão de queixa assiste, apenas e só, aos munícipes. Todos somos lesados, de uma forma ou outra. Queremos respostas e, finalmente, surge a tal luzinha ao fundo do túnel! Chegaram a um acordo, no próximo ano teremos talvez um sistema actuante, poderemos até…usar a neve como chamariz turístico! Porque a Guarda é uma cidade alta, fria, farta, formosa, quando a Rainha do Frio a visita e cobre de branca poesia!

Evidentemente, temos outras maravilhas para desdobrar diante dos potenciais turistas: algumas das Maravilhas Naturais de Portugal estão situadas no distrito! Porém, por pura ironia, um parque temático – Lusitani Park - dedicado à História da Lusitânia e do mítico Viriato, vai nascer… em Caria! Lembram-se das piadas parvas de alguns meios de comunicação, e não só, quando, nas propostas da candidatura apoiada pelo PSD se expôs um projecto afim? Aí está quem leve a sério algo viável, passível de criar riqueza local!

Por outro lado, apesar do empenho da edilidade, passada e presente, na intervenção na parte antiga da cidade, “algo está podre no reino da Dinamarca”! A Praça Velha é um péssimo postal ilustrado: as casas degradadas na dita e nas suas redondezas (basta pensar no edifício em ruínas, que foi residência do poeta Augusto Gil!); um Posto de Turismo fechadíssimo aos fins-de-semana; ausência de indicações de aldeias e pontos turísticos a visitar; a loja “Coisas de Cá” – que devia situar-se na sala de visitas – com um horário “nine to five”, que desperdiça a sua orte potencialidade; o mobiliário urbano (que é isso?) a que se perdeu o rasto; as devidas placas identificadoras dos monumentos mais emblemáticos são uma utopia; o estacionamento… Boa ideia, falemos do assunto.

Afinal, contrariamente ao suposto pela maioria dos guardenses, a Praça Velha é parque de estacionamento! Pelo menos nada nem ninguém impede que o seja. Uns dias atrás, passei por ali e contei doze veículos, incluindo um da Câmara Municipal, além da omnipresente carrinha celular. Traz os presos ao CAT, o que, em si, é meritório, numa primeira análise. Todavia, saem algemados, diante dos passantes, incluindo um ou outro turista de olhos arregalados, e considero, à parte de tudo o resto, um atentado aos direitos dos detidos expô-los desta forma à curiosidade pública. Decerto, haverá no Parque da Saúde um local mais apropriado para a recolocação do referido Centro!? Um assunto que deixo à consideração a quem de direito.

Olhando o desdobrável “Guia de Comércio e Serviços” em circulação, fico sem saber, e os demais também, quais os limites do Centro Histórico e questiono-me por que razão uns comércios têm direito a serem assinalados e outros, no mesmo perímetro, não têm.

Falta informar que temos tido rixas, facadas, roubos, vandalismo! Será que a nossa Guarda, sem transportes urbanos, sem um sistema de limpeza de neve próprio de uma cidade de montanha, sem estruturas de apoio turístico, tem destes indicadores cosmopolitas?! Triste sina …

Crónica de: M. Helena Ravasco

sábado, 23 de janeiro de 2010

Comunicado do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal

Faz a Câmara Municipal saber que, até nova ordem, tendo em consideração a actual situação das contas públicas e como medida de contenção de despesas, a luz ao fundo do túnel será desligada.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Plataforma Logística recebe primeiras empresas

Uma unidade já funciona e duas estão em fase de construção.

A Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) da Guarda já tem uma empresa a funcionar, a OLANO – Logística de Frio, Lda., e duas unidades estão em fase de implementação, uma pertença da firma Egilíquidos e outra do Grupo espanhol Ochoa.
in guarda.pt
 
OLANO: Passou de Arrifana e da Estação para a PLIE!
Egilíquidos: Passará do Parque Industrial da Guarda para a PLIE!
Ochoa: Passará de Arrifana para a PLIE!
 
 
Parabéns, conseguiram tirar empresas  da Guarda e de uma freguesia rural... para a PLIE...
 
Quais serão as próximas empresas? humm...

sábado, 16 de janeiro de 2010

Guarda sem condições para receber Selecção

A Selecção Nacional  (de futebol 11) deverá estagiar na Covilhã antes da partida para a África do Sul, onde participa no Campeonato do Mundo de Futebol.
Esta escolha ao lado da Câmara da Guarda.
O vereador do desporto, Vítor Santos reconhece que, actualmente, a cidade não mais alta «não têm condições desportivas para receber um estágio da selecção».
 
in terras da beira  
Não tem condições?
O que é que a Guarda tem a menos que a Covilhã?
E as oportunidades continuam a passar a lado...

domingo, 10 de janeiro de 2010

Freguesia de S. Miguel reúne esforços para ajudar trabalhadores


Com o objectivo de apoiar os 315 trabalhadores da Delphi que foram despedidos no final do ano, a Assembleia de Freguesia de S. Miguel da Guarda, vai desenvolver esforços no sentido de ser criado nas instalações de Junta, um Gabinete de Inserção Profissional, permitindo também naquele espaço, o funcionamento do programa de apoio à apresentação periódica das pessoas desempregadas, tendo em conta que a Delphi está localizada nesta freguesia. Nesse sentido vai ser feito o apelo junto da Câmara, Centro de Emprego e Governo Civil.


O Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de S. Miguel da Guarda, Peres Almeida, falou da importância destes gabinetes.

Na última reunião ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Miguel também foi aprovada, por unanimidade, uma moção que pretende apelar às entidades da Guarda para que se empenhem no sentido de serem evitados os 180 despedimentos da Delphi, anunciados para o primeiro trimestre deste novo ano.

Peres Almeida, acredita que tanto o Governador Civil, como o Presidente da Câmara da Guarda estão atentos para que, futuramente, a situação na Delphi não venha a agravar-se ainda mais.
 
in Guarda.pt