quinta-feira, 30 de julho de 2009

Os Papões (ParteI)

… Já lá vão uns anos que João Pedro Borges, filho da Dra. Maria do Carmo Borges, travou uma luta pela Associação de Estudantes (AE) do IPG, de onde saiu vencedor.
Contra quem?
Contra António Monteirinho, candidato pelo PS, à Junta de Freguesia de S. Miguel.

Voltando ao passado recente, só não viu/sentiu (etc) quem não quis! Veio a público que a senhora sua mãe, Maria do Carmo Borges, efectuou uns telefonemazinhos, para conseguir, a qualquer custo/pressão e até mesmo recorrendo a promessas, a vitória do seu bebé.
Assim foi!
João Pedro Borges, desculpem, Dr. João Pedro Borges, esta minha hesitação deve-se ao facto de ninguém saber ao certo se já terminou ou não o curso, ou se foi mais um “feliz” contemplado nos sorteios dos cursos dados ou doados…ganhou na altura por 82 votos de diferença.
Por sua vez, António Monteirinho, ficou danadinho, com a perda do “poleiro”, que até então governava como um Rei, ficando assim sem poder dar, aos seus súbditos, umas bonificações, jantares, carros, bem…etc. etc.
Se nos disserem que foi o melhor presidente da AE, desde sempre, que deu a cara, que lutou pelos estudantes, poderemos concordar. Mas também concordamos que muitas dividas se acumularam, muito dinheiro saiu sem ser justificado, muitos carros foram comprados com o “nosso” dinheiro… tudo isto também é verdade!

O PS, para o calar, tem lhe dado algumas guloseimas, durante todos estes anos… Agora, a sua maior Guloseima, a Junta de Freguesia de S. Miguel. Só que aqui não se anda a brincar aos estudantes nem aos professores. Aqui trabalha-se em Prol da População. Ou pelo menos, devia-se….

Agora perguntamos:
1- Como poderemos dar credibilidade a um candidato com este perfil?

2- Num tempo onde o rigor tem de imperar, como canalizará as verbas de QUEM TRABALHA E PAGA OS SEUS IMPOSTOS?

Cuidado! Muito Cuidado! Eles “andem” ai!!!
E debaixo de uma pedra há quase sempre um lagarto…
in aieucoitada.blogspot.com

quarta-feira, 29 de julho de 2009

2015: A sociedade com que sonhamos


Os nossos pais e avós viveram num sistema societário assente numa ética de sacrifício. Os nossos irmãos mais velhos viviam para o sucesso e para a competição egoísta. Os dois modelos fracassaram!O dos nossos pais e avós porque o sacrifício não traz verdadeira felicidade e castra a autonomia das pessoas sob o jugo de um Estado paternalista ou de oligarquia corporativa auto-perpetuante. No dos nossos irmãos mais velhos o egoísmo da suposta meritocracia, pervertida pelos abusos do mercado isolou uns, marginalizou outros, ampliando, assim, as desigualdades sociais. Ambos conduziram a uma sociedade que, ainda que com crescimento económico, se mostrou desequilibrada, injusta e económica e socialmente sub-óptima.No dos nossos irmãos mais velhos o egoísmo da suposta meritocracia, pervertida pelos abusos do mercado isolou uns, marginalizou outros, ampliando, assim, as desigualdades sociais.Acredito que em 2015 viveremos numa sociedade com um modelo distinto, assente num novo quadro de valores, centrado no propósito essencial de garantir o bem-estar global, universal e inter-geracional.Ao contrário do modelo de sociedade actualmente vigente no qual o princípio basilar é a competição desensenfreada e cega, ou o modelo anterior, no qual pontificava a ética do sacrifício, o modelo de sociedade com que sonho para 2015 deverá ser construído num regime de cooperação suportado simultaneamente na responsabilidade e autonomia. A cooperação, a autonomia e a responsabilidade são estes os vértices de uma nova Nova Narrativa Social que cumpre instaurar.A cooperação é um sistema de organização e interacção social e produção económica que se mostra capaz de juntar o melhor dos sistemas igualitários e de competição, permitindo, conforme já vários casos tem demonstrado, realizar uma sociedade com mais eficiência económica, justiça social, autonomia cívica e cultural.A autonomia concretiza-se em igualdade de oportunidades, numa cultura crítica e democrática, uma democracia real e liberdade de iniciativa e de organização das pessoas e dos grupos.A responsabilidade envolve deveres para o próprio e para com os outros, num equilíbrio permanente entre solidariedade e exigência. A implementação do novo modelo de sociedade exige aos políticos uma Nova Atitude. A política terá de ser norteada por regras de transparência, publicidade e avaliação consequente, sendo a qualidade, mérito, credibilidade e competência considerados pressupostos para intervenção pública e não, como actualmente, qualidades em vias de extinção.Os intervenientes na acção política terão como prioridades as reais preocupações, anseios e desafios do país, ao invés do que hoje sucede, verificando-se um desajustamento preocupante entre o seu discurso e o que sentem os cidadãos.Os portugueses participarão na construção das alternativas politicas forma livre, aberta e transparente, coincidindo assim o discurso político com as reais necessidades sentidas pelos portugueses.É esta a sociedade com que sonho!


Artigo de Pedro Rodrigues publicado no Semanário Económico

terça-feira, 28 de julho de 2009

De sétimo a primeiro lugar... ai como vai o PS!!!

Foi um pedido expresso do secretário-geral do PS que levou Francisco do Assis a trocar o sétimo lugar da lista de deputados da lista do Porto pelo primeiro na Guarda.

“Fui convidado por José Sócrates para aceitar encabeçar a lista de deputados pelo círculo da Guarda, e, uma vez eleito, representá-lo--ei com muito orgulho, mas não deixarei de concentrar a minha intervenção política no Porto, onde resido”, declarou ao PÚBLICO.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Formação Autárquica - 1 e 2 de Agosto, Cidade de Pinhel

Segue-se programa da Formação Autárquica, a realizar no dia 1 e 2 de Agosto, em Pinhel. Cada secção pode levar cinco elementos. Aguardo o vosso contacto até quarta-feira.
Abraços Laranjas
D.Lucas
.................Programa..................
Dia 1
14.00h - Recepção;
15.00h -Mesa de voto, Pedro Gonçalves;
16.00h -Falar em público /marketing Político, Tiago Gonçalves;
17.00h -Conselhos Municipais da Juventude, Filipe Rebelo;
18.00h - Encerramento dos trabalhos;
O fim do dia e consequente amanhecer, será da inteira responsabilidade dos nossos amigos de Pinhel.
Dia 2
11.00h -Levantar obrigatório;
11.30h -Passeio matinal pela Cidade;
12.30h - Almoço Convívio / Confronto de “ideias”
António Prior, Presidente da Junta de Freguesia de Longroiva (83 anos) e Ana Marcos, membro da Comissão política Distrital.Encerramento- Hugo Miranda, presidente da CPD/ JSD; Álvaro Amaro, presidente da CPD/PSD.
........................................

domingo, 26 de julho de 2009

Fórum Autárquico “Falar a Verdade”

Decorreu, este sábado, dia 25 de Julho de 2009, o Fórum Autárquico “Falar a Verdade”.
Com o Salão da junta de Freguesia do Sabugal repleto de militantes, independentes e simpatizantes, o Mestre de Cerimonias, João Prata deu inicio aos trabalhos. Passaram por lá Presidente da CPS/PSD do Sabugal, Manuel Corte; representante dos candidatos a Presidentes de Junta de Freguesia – Tânia Cameira, a nossa ex-jota, representante dos candidatos às Assembleias Municipais – António Agostinho Lucas da Silva; Passaram ainda os Candidatos a Presidentes dos Municípios com temáticas de reflexão:
Tema: Rentabilizar o sector primário - António Batista Ribeiro (Almeida)
Tema: Cooperação Transfronteiriça - Vítor Martins Santos (Celorico da Beira)
Tema: Sustentabilidade e aproveitamento dos recursos naturais - António Edmundo Ribeiro (Figueira Castelo Rodrigo)
Tema: Potenciar recursos endógenos - José Miranda (Fornos de Algodres)
Tema: Potencialidade das novas acessibilidades - Álvaro Amaro (Gouveia)
Tema: Um combate pelo interior - João Mourato (Meda)
Tema: Incentivo à inovação - António Luís Ruas (Pinhel)
Tema: Ordenar o território, vencer o despovoamento - António Robalo (Sabugal)
Tema: Educação e Formação - Luís Caetano (Seia)
Tema: A Serra da Estrela como pólo aglutinador - Júlio Sarmento (Trancoso)
Tema:Saúde e Solidariedade Social - Gustavo Duarte (Vila Nova de Foz Côa)
Tema: Aproveitamento Turístico.
Dr. Álvaro Amaro e Dr. Paulo Mota Pinto, vice-presidente do PSD, encerraram os trabalhos.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Crespo de Carvalho às quintas no espaço "A Guarda Quer"

O Candidato Crespo de Carvalho vai estar presente no espaço "A Guarda quer" todas as quintas-feiras entre as 18h e às 20h.


Crespo de Carvalho convida todos os Guardenses a virem partilhar as suas opiniões, a colocar as suas questões ou simplesmente fazerem uma visita.

A Guarda quer, os jovens querem!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

CONVITE A TOD@S MILITANTES DA JSD, SIMPATIZANTES, AMIG@S E DESCONTENTES COM O ACTUAL RUMO DA GUARDA

CAR@S AMIG@S E COMPANHEIR@S

A JSD SECÇÃO DA GUARDA
TEM O
PRAZER DE VOS CONVIDAR PARA UM JANTAR CONVÍVIO A REALIZAR NA QUARTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2009, PELAS 19:45, NO RESTAURANTE ALFACINHA, NA RUA DOS ANTIGOS BOMBEIROS, NO VALOR DE 7,50EUROS.
PODES LEVAR AMIG@S, NAMORAD@S, FAMÍLIA, CONHECID@S...
TERÁS APENAS DE CONFIRNAR AS PRESENÇAS ATÉ DIA 21 DE JULHO, TERÇA-FEIRA, PARA:

DANIEL LUCAS 968407908

LUÍS SOARES 967963447

RUI BADANA 961204332

CÁTIA MADEIRA 96739184

ABRAÇOS E BEIJINHOS LARANJAS

Um recorte que vale 1.000.000 de palavras! Agora é a vez de António Costa!!


domingo, 19 de julho de 2009

JSD leva o candidato Crespo de Carvalho a Fernão Joanes

A juventude lançou mais um desafio e levou o candidato Crespo de Carvalho a conviver e participar numa iniciativa da aldeia de Fernão Joanes.

Num ambiente informal, presenciaram a actuação de vários grupos, desde a “Estudantina da Universidade de Coimbra”, até ao espectáculo muito bem conseguido pelo conjunto da Guarda “Jackpot”


«Estou muito contente, pois tive a oportunidade de cumprimentar e dar os parabéns aos elementos do conjunto musical, que embora amador, têm já um conjunto de seguidores assinalável.», disse Crespo de Carvalho.


Crespo de Carvalho reforçou ainda: «É mais uma organização de uma instituição da Guarda que comprovam a qualidade das nossas gentes quando tomam iniciativas, e que nos colocam entre os melhores.

O festival da juventude é uma iniciativa a acarinhar como forma de consolidar programas que contribuem para o enriquecimento da nossa juventude.»

1ª Convenção Autárquica “ A Guarda Quer”

A Quinta de Cima (Vila Fernando) recebeu a Convenção Autárquica “ A Guarda Quer”.

O ponto de partida para a formulação dos programas de todas as candidaturas às Juntas de Freguesia, teve no desafio à construção de programas inter-aldeias a grande novidade desta Convenção.

A iniciativa, organizada pela Candidatura, foi muito participada e enriquecedora. Um primeiro passo para se atingir com trabalho, uma vitória na Câmara, nas Freguesias e na Assembleia Municipal, foi assim que foi visto por todos os que se empenharam neste evento.

Com introdução feita pelo Candidato Crespo de Carvalho, e do presidente da concelhia Professor João Prata, ficando a logística a cargo do Sr. Henrique (da Arrifana), seguiu-se um período de trabalho por grupos de freguesias, de que resultaram um conjunto de propostas politicas inovadoras, realistas e responsáveis.

A apresentação das conclusões contribuiu desde já para uma nova visão de desenvolvimento centrada na colaboração estreita entre freguesias vizinhas, no caminho de uma politica de investimento em detrimento de uma politica de “gasto”.

Todo este trabalho vai prosseguir com enriquecimento da participação popular neste desafio “A Guarda Quer”.


SÁBADO, 18 DE JULHO DE 2009

Campanha - Comunicado nº2

Car@s amig@s e companheir@s

Nós, jovens, estamos a vivenciar um clima de medo e de incertezas piores dos últimos anos.
Estamos a perder esperança no Futuro!
Estamos a perder o Associativismo!
Estamos a perder a nossa voz como cidadãos activos!
Estamos a perder a força que os nossos companheiros tanto lutaram para NÓS…enfim…
Chegou a hora de tomar decisões!
Imensos problemas estão a viver as nossas aldeias, a nossa cidade. Não podemos “baixar os braços” estes problemas dizem respeito a todos nós!
A juventude quer novos Horizontes.
A juventude quer voltar a Sonhar.
A juventude quer voltar acreditar nesta cidade e nas aldeias.
A juventude quer colocar a Guarda e os guardenses onde deviam estar… no topo
!

Temos TODOS o dever de contribuir para esta mudança! Acreditamos nesta mudança com o candidato Eng. Crespo de Carvalho!

Como Mandatária para a Juventude (Cátia Madeira) e Director de Campanha da Juventude (Daniel Lucas) acreditamos que grande parte desta mudança está nas nossas mãos. Nós queremos essa mudança! A Guarda quer essa mudança! Todos queremos essa mudança!

Lanço-te o desafio para te juntares a nós!
Todas as Sextas-feiras, pelas 21:00, na sede de campanha para debates de ideias e criar um grupo cada vez maior, mais forte e numa só voz fazer chegar o nosso querer e a nossa vontade!

Para mais informações:
· Email: guarda@jsd.pt (JSD secção Guarda)
· Blog: http://jsdguarda.blogspot.com/
· Site: http://www.guarda.jsd.pt/
· Tlm: 968407908

Cátia Madeira
Daniel Lucas

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A falta de originalidade de José Sócrates e do Partido Socialista

A nova campanha de outdoors do Partido Socialista e do Primeiro-Ministro José Sócrates plagia “sem dó nem piedade”, o novo slogan da JSD/Tábua e do PSD local, para as próximas eleições autárquicas - http://www.juntosconseguimos.com - que foi lançado no passado dia 11 de Maio, semanas antes das eleições Europeias. É caso para dizer, que já nem o "team obama" ou a propaganda, parecem conseguir endireitar o rumo descontrolado deste Governo...

Daniel Lucas também na direcção de campanha de Crespo de Carvalho

Jorge Libânio, Helena Rabasco e o nosso presidente de secção, Daniel Lucas, formarão a direcção de campanha da candidatura de Crespo de Carvalho à Câmara Municipal da Guarda.
A Guarda quer,
Os Jovens querem!

domingo, 12 de julho de 2009

Site actualizado:

Campanha - Comunicado nº1 - Discurso da Mandatária da Juventude, Cátia Madeira

Boa tarde,
Caros convidados, companheiros e amigos,
Em nome da JSD obrigada por terem vindo!
A vossa presença é importante para nós guardenses neste dia tão significativo para o concelho e para a cidade.
Em primeiro lugar como refere o Sr. Eng. Crespo de Carvalho nos seus discursos, um concelho com sonhos de futuro não se constrói sem jovens e é fundamental contar com a JSD e restante juventude para este combate difícil, mas fundamental para a sua concretização.
Por isso mesmo, nós JSD, estamos aqui para o apoiar e desenvolver todo o tipo de trabalho necessário á concretização deste objectivo.
É necessário dar qualidade de vida aos guardenses, pois os problemas com que nos deparamos nesta cidade, neste concelho têm certamente soluções.
Os jovens desta cidade/concelho necessitam de condições tanto a nível universitário como a nível de criação de mercado de trabalho, para não serem obrigados a deslocarem-se para longe e principalmente para as áreas metropolitanas.
Há que quebrar a litoralização.
O interior é um meio mais saudável para se viver e portanto há que criar condições para os jovens se renderem às qualidades endógenas, e aqui permanecerem e construírem… futuro!
Estamos cansados dos que prometem esse futuro mas não são capazes de o garantir.
Queremos a mudança!!! Queremos esse futuro!!!
A Guarda quer !
A Juventude quer… e exige!
Com todos e em particular com os jovens vamos ter.
Eng. Crespo de Carvalho deixe que lhe diga: A Guarda precisa, a Guarda quer e nós vamos vencer pela Guarda….
Viva a JSD!
Viva o PSD!
Viva a Guarda

As comadres zangam-se e quase :( surgiram olhos às cores!

Fantasticamente triste!

Era uma vez numa cidade pequena (vá… pode ser a Guarda) onde se lutava pelo poder, nas várias vertentes possíveis.
Para isso os candidatos (podem ser… - só na boa - o Ti Américo Rodrigues e o Ti Virgílio Bento) teriam de gritar/berrar o mais alto possível, ficarem encarnados, com as veias bem visíveis no pescoço e a seiva dentária a escorrer pela boca mostrando o mais irado possível, ai que masculinidade!
Numa segunda fase teriam de proclamar o maior número de palavrões e ter capacidade de humilhar o adversário. Vale de tudo como corrupto, xulo, psicopata, esquizofrénico, ladrão entre outros.
Depois deste desafio do ano, esperado há muitos anos, pelas gentes, tudo acaba bem quando há eleições a caminho, quando há empregos em jogo, quando há dinheiros, enfim… é a cidade no seu melhor!

A Guarda quer!

Transmissão em Directo




Inicio de emissão: 18h

Fim de emissão: 20h

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Inauguração da Sede de Campanha

(ao lado da Igreja Misericórdia)



Queremos escutar pessoas, instituições...

Atreva-se a visitar-nos,
a dar as suas opiniões,
a fazer as suas queixas ou...
simplesmente conversar...
Todas as opiniões inspiram uma solução!

Tome nota:
- Espaço "A GUARDA QUER", Rua Maria das Dores Sampaio N.º 14
Telefone: 271 237 044

Providência cautelar atrasa obras no Hospital da Guarda

A construtora Casais interpôs uma providência cautelar para impugnar a decisão do júri do concurso da primeira fase de remodelação e ampliação do Hospital Sousa Martins, que ainda não arrancou. A empreitada foi adjudicada ao consórcio Hagen/Edifer em Abril, mas nada mudou desde que o primeiro-ministro José Sócrates veio à Guarda lançar a primeira pedra, a 29 de Maio. Passado pouco mais de um mês, o estaleiro da obra continua por instalar, tendo apenas sido vedado o parque de estacionamento da unidade e colocadas estacas de madeira para delimitar a área a intervir.
in O Interior

terça-feira, 7 de julho de 2009

O POLVO - alguns tentáculos já chegaram à GUARDA!.

A saga da família «Borges» Ficou-se a saber que os «poderes» e influências da madrinha, Maria do Carmo Borges, ex-presidente da Câmara da GUARDA e actual Governadora Civil, são ilimitados para «colocar» a família nos lugares certos. Ou seja, para conseguir os almejados TACHOS, que em altura de dificuldades, para alguns encontrarem emprego, para outros são só FACILIDADES!!!A história é maquiavélica, bem pensada e melhor sucedida!
A nora foi «convidada» para «dar» umas (poucas) aulas na Escola Superior de Saúde da Guarda. Passado algum tempo, a nora já não tinha «umas poucas» aulas!
Já tinha um horário completo!!Vai daí, e ainda nada satisfeita (eles querem sempre mais), foi «nomeada » de imediato, sem concurso, sem nada, apenas com a sogra no bolso, ou seja no curriculum vitae, professora adjunta.
Ora, todos sabem, principalmente os professores do Ensino Superior, o que têm de penar para atingir tal lugar. Quando, inclusive, após anos e anos de concursos e expectativas goradas, muitos desses professores são, pura e simplesmente, expulsos do ensino, outros de uma só assentada têm TUDO, sem esforço!
Mas…., quem tem no curriculum vitae, uma sogra do gabarito e peso da actual Governadora Civil, tudo é bem diferente, pois então!
Mas a dita e promissora «nora» não se ficou apenas pelo lugar de adjunta.
Quis mais!!! Muito mais!!!
Vai daí, é «nomeada» sub-directora da Escola Superior de Saúde da Guarda.Grande promoção!
Nem o Belmiro consegue tal feito nas promoções do Modelo!
Só mesmo no «hiper» dos tachos de Sócrates e dos «amigos» do PS.
Ora então não é assim o socialismo desta gente?!
Estes também vão votar Sócrates, com toda a certeza!!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Autárquicas - lista de candidatos às capitais de distrito

Aveiro – Hélio Maia
Beja – Pires dos Reis
Braga – Ricardo Rio
Bragança – António Jorge Nunes
Castelo Branco – Manuel de Sousa Eusébio
Coimbra – Carlos Encarnação
Évora – António Dieb
Faro – Macário Correia
Guarda – Crespo de Carvalho
Leiria – Isabel Damasceno
Lisboa – Pedro Santana Lopes
Portalegre – Mata Cáceres
Porto – Rui Rio
Santarém – Francisco Moita Flores
Setúbal – Jorge Santana da Silva
Viana do Castelo – António Carvalho Martins
Vila Real – Manuel Martins
Viseu – Fernando Ruas