quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Conselho Estratégico - “Urbanismo, Ambiente e Ordenamento do Território”

Dando continuidade aos trabalhos do Conselho Estratégico, vimos pelo presente informar V.Ex.ª e, ao mesmo tempo, convidá-lo a participar na próxima sessão que vai debater o tema “Urbanismo, Ambiente e Ordenamento do Território”.

Esta sessão vai ter lugar no próximo dia 04 de Março, quarta-feira, a partir das 21h00, no Hotel Vanguarda e terá como intervenientes o Eng. João Rebelo e a Dr.ª Glória Quinaz, respectivamente, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e Técnica Superior da Câmara Municipal do Sabugal.
Organização
CPD/PSD Guarda

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Presidente do PSD apresenta 20 medidas para promover e defender as PME’s

presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, defendeu quarta-feira, em Setúbal, 20 medidas que visam resolver problemas reais do país, defender e promover o emprego, aumentar as exportações e reforçar a competitividade das Pequenas e Médias Empresas. Perante uma sala repleta de militantes social-democratas, entre eles várias personalidades como os vice-presidentes do partido, Rui Rio, Aguiar Branco e Paulo Mota Pinto, o secretário-geral, Marques Guedes, e o presidente da Distrital de Setúbal do PSD, Bruno Vitorino, a líder “laranja” sublinhou que as PME representam mais de 99% do tecido empresarial português e são responsáveis por mais de 2 milhões de postos de trabalho, sendo indiscutivelmente o motor da economia nacional e a principal fonte das nossas exportações.
“De acordo com as regras nacionais e europeias em vigor, o universo das PME abrange as empresas com menos de 250 trabalhadores, com um volume de negócios inferior a 50 milhões de euros por ano e um balanço total inferior a 43 milhões de euros”, explica.Manuela Ferreira Leite defende que o programa proposto “é dirigido às PME de todos os sectores de actividade, sem discriminações nem excepções, designadamente às PME dos sectores agrícola, agro-industrial, da indústria, do comércio, do turismo, da cultura, da construção, do imobiliário e dos serviços em geral”.
Conheça na íntegra as medidas propostas pelo PSD para reforçar e promover a competitividade das PME´s, aqui e com mais promenor aqui.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Fórum Portugal de Verdade

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, anunciou no passado dia 10 de Fevereiro o lançamento do «Fórum Portugal de Verdade», a realizar Fevereiro e Maio, com sessões nas capitais de distrito sobre temas como empresas, saúde e desemprego.

«Este é um momento decisivo para que os portugueses e os partidos demonstrem que há outros caminhos que podem ser verdadeiras alternativas e que essas alternativas são viáveis e que têm toda a capacidade para nos conduzir com confiança a um futuro melhor», declarou a presidente do PSD, acrescentando que é com essa ambição que é lançado o «Fórum Portugal de Verdade».Manuela Ferreira Leite descreveu a iniciativa como um «fórum que será aberto a todos os protagonistas, à diversidade de pensamento, à opinião livre, a soluções inovadoras e de ruptura, um fórum que saberá acolher contributos daqueles que estão no terreno e que conhecem os portugueses».


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Na Guarda, Ganhar o Futuro!

Hoje no Rádio Altitude, decorreu um fórum dedicado à candidatura do PSD à câmara da Guarda.
Como intervenientes destaque para Álvaro Amaro, Presidente da Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata da Guarda, Daniel Lucas, Presidente da Comissão Política de Secção da JSD da Guarda, Rui Badana, Vogal da CPS/JSD da Guarda, membros da CPS/PSD Guarda, membros da Assembleia Municipal da Guarda, militantes históricos e simpatizantes do Partido.
Na sua intervenção, Álvaro Amaro, afirmou que a seu tempo o PSD apresentará o candidato à edilidade, um candidato de mudança, de esperança, de responsabilidade, com uma nova política, uma nova atitude, sempre com o Guarda e a população no centro da acção política, na defesa do melhor para o concelho.
Daniel Lucas e Rui Badana referiram que a JSD vai apoiar o candidato do Partido à Presidência da Câmara Municipal da Guarda, que a JSD encontra-se em total sintonia com o Partido, que irão trabalhar em prol da Guarda conjuntamente com o candidato do PSD à autarquia independentemente do nome deste.
Perante um fórum muitíssimo participado, foi totalmente notória a mobilização Social Democrata para as eleições autárquicas.
Terça-Feira, 17 de Fevereiro de 2009

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

J. Sócrates - "Crise atingiu severamente Portugal"

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou este sábado que a recessão técnica da economia portuguesa se deve à "crise financeira internacional, que nos atingiu severamente".'Portugal está a sofrer o impacto da crise financeira internacional, que nos atingiu severamente no quarto trimestre de 2008, como atingiu toda a Europa', afirmou o Chefe de Governo a propósito dos dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Correio da Manhã (14-02-09)
Comentário: Nós já tínhamos previsto esta situação onde o 1º iria utilizar a "crise internacional" como "guarda-chuva" para todos os "males" que iriam começar a afectar Portugal. Este Sr. deve pensar que a maioría dos Portugueses, devem ser, ou parvos ou sofrerem de amnésia! Quem não se lembra de o ouvir em Out/Nov-08, na Comunicação Social, afirmar que Portugal estava bem e que estava a ultrapassar a crise que já estava a afectar os outros Países da C.E.?!...E agora já fala, "...que nos atingiu severamente no 4º trimestre de 2008..."!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

A inseguranca na Guarda...

Jardim de Infância das Lameirinhas - Agressão a animadora.

Uma animadora do Jardim de Infância das Lameirinhas, na Guarda, foi agredida esta Terça-feira pela mãe de uma criança que frequenta aquela instituição, tendo sido necessário receber tratamento hospitalar.

in Terras da Beira

Praça Velha é insgura

Instalações do ex-Centro de Atendimento a Toxicodepentes (CAT) está a transformar local emblemático da Guarda em «ponto de consumo e venda regular» de droga, denunciam os comerciantes.
in ointerior.pt
Dois detidos por danos em sinalização na via pública
Duas queixas por furto de telemóvel, uma por difamação e outra por falsificação de assinatura são algumas das ocorrências registadas pelo Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda entre os dias 2 e 9 deste mês. A PSP registou ainda uma queixa por furto de automóvel e duas por furto do interior de veículo, de onde foram levados um computador portátil, uma máquina de filmar, um par de óculos graduados e documentação pessoal e dos veículos.
Na última semana, dois indivíduos do sexo masculino foram detidos por danos em sinalização vertical colocada na via pública. A PSP procedeu ainda à detenção de mais duas pessoas (um homem e uma mulher) por mandado judicial.
Nove indivíduos detidos pela GNR
Furtos em veículos e edifícios
No período de 2 a 8 deste mês, o Comando Distrital da GNR da Guarda registou 36 ocorrências criminais, das quais 20 furtos, sendo um de veículo, seis em veículos, um em estabelecimento comercial, quatro em residências, dois em outros edifícios e seis outros furtos.
in novaguarda.pt

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Câmara da Guarda congela rendas sociais

Medida vai abranger cerca de 50 famílias carenciadas que vivem em casas da autarquia.
Em 2009, a Câmara da Guarda não vai aumentar as rendas das habitações sociais devido à crise. A decisão foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do executivo e vai abranger cerca de 50 famílias carenciadas, já identificadas pelos serviços de Acção Social do município. «Atendendo à situação difícil que o país atravessa, com especial incidência nas pessoas com menores rendimentos, decidimos congelar as rendas sociais no ano em curso. O objectivo é não dificultar ainda mais a vida destas famílias», disse Virgílio Bento, vereador com o pelouro da Acção Social. Nesta área, a autarquia também decidiu aderir ao programa "Passe 4-18", lançado recentemente pelo Governo. A ideia é conceder aos alunos uma redução de 50 por no valor do passe usado nos transportes públicos. Estão abrangidos os títulos sociais, urbanos e intermodais, bastando aos beneficiários solicitar nas transportadoras que actuam no concelho da Guarda a adesão a este passe. «A medida não implica custos, apenas a adesão dos municípios, pois são os concessionantes dos transportes urbanos. O valor restante do passe será suportado directamente pelo Estado», explicou ao Jornal O Interior, o também vice-presidente da Câmara da Guarda. Ainda na área social, a edilidade vai avançar com a construção de mais habitação social e a custos controlados através do PROHABITA – Programa de Financiamento para Acesso à Habitação. O protocolo a celebrar com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) consiste na aquisição de casas novas e na compra e recuperação de imóveis degradados, nomeadamente no centro histórico, num total de 16 habitações. «São espaços que vamos arrendar depois a famílias carenciadas e casais jovens, porque o nosso objectivo é trazer gente para o "coração" da cidade», referiu Virgílio Bento. O valor total do investimento é de cerca de 792 mil euros, financiados em mais de 688 mil pelo IHRU a fundo perdido e através de um empréstimo bonificado. O restante terá que ser suportado pelo município.

ISACE encerrado compulsivamente

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior determinou o «encerramento compulsivo» do Instituto Superior de Administração, Comunicação e Empresa (ISACE), da Fundação Frei Pedro, na Guarda. Na passada quinta-feira, dia em que o despacho foi publicado no "Diário da República", Mariano Gago argumentou que a instituição de ensino superior privado parecia «servir de fachada» a actividades lectivas «lesivas» para o sistema educativo. Na resposta, Virgílio Ardérius, director do Instituto, afirmou que tal declaração «só pode acontecer por má informação». O ministro do Ensino Superior revelou que «a inspecção detectou que o Instituto parecia servir de fachada para actividades lectivas e obtenção de diplomas de outras instituições, algumas fora do país». Acrescentou ainda que o ministério considerou que a actividade do ISACE era «lesiva para o conjunto do sistema educativo», pois «já não tinha actividade, não leccionava cursos e estava de portas fechadas há muito tempo». A resposta veio célere. No mesmo dia à tarde, em conferência de imprensa, Virgílio Ardérius contestou as declarações de Mariano Gago, assegurando que «não há secretismo, nem segredos para ninguém» nas actividades do ISACE, que «agiu sempre com abertura e transparência» e «nunca esteve de portas fechadas». No despacho, o ministro considera ter ficado «inequivocamente demonstrado» que o funcionamento deste instituto «decorreu e continua a decorrer» em condições de «manifesta degradação pedagógica, com desrespeito dos normativos que são garantia da qualidade do ensino e da necessária credibilidade pública dos seus cursos». É ainda realçada a «inquestionável e notória falta de credibilidade para assegurar a qualidade científica, pedagógica e cultural do ensino aí ministrado, como se exige a uma instituição de ensino superior reconhecida como de interesse público». O documento acrescenta que o ISACE «não dispõe de projecto educativo, científico e cultural formalizado», bem como de «corpo docente próprio» e «tem em funcionamento, em regime de franquia, três ciclos de estudos de doutoramento», violando o disposto a Lei de Bases do Sistema Educativo. Virgílio Ardérius garante que a instituição «nunca vendeu a ideia de que ia dar doutoramentos, porque são de universidades que os promovem e realizam», considerando que as acusações de actuação em regime de franquia «não correspondem minimamente à verdade». Isto porque «não é isto que temos estado a praticar e a ajudar a implementar», disse, referindo-se a doutoramentos ministrados pelas universidades Civil de Salamanca, Pontifícia de Salamanca e de Léon, nas áreas da Educação e Psico-Pedagogia, frequentados por 82 alunos. De resto, o também presidente do Conselho de Administração da Fundação Frei Pedro, sublinhou que, apesar da decisão do ministério, «os doutoramentos que estão a realizar-se vão continuar». O ISACE ministrou vários cursos, como Jornalismo, Relações Públicas e Engenharia de Energias Renováveis, tendo diplomado «cerca de mil portugueses», segundo o director, que recordou já ter requerido, a 15 de Outubro de 2008, o «encerramento voluntário da cessação da ministração de ciclos de estudos». Algo que, de acordo com o despacho publicado em DR, «não constitui fundamento para o arquivamento do processo de encerramento compulsivo».

in o interior.pt

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

JSD e YEPP apresentam prioridades para as Eleições Europeias 2009 a Durão Barroso

O Vice-Presidente da JSD Duarte Marques e o Presidente da Juventude do Partido Popular Europeu Yannis Smyrlis, apresentaram ao Presidente da Comissão Europeia, o ex líder do PSD Durão Barroso, as prioridades políticas da juventude do PPE para os próximos anos na UE.

Durante o encontro foram discutidas as linhas principais de orientação para políticas de juventude a nível europeu, cristalizadas na Declaração dos Presidentes aprovada recentemente no Porto, num encontro que juntou os Presidentes das estruturas de juventude do Partido Popular Europeu, documento agora entregue por Smyrlis a Durão Barroso.

Entre os tópicos abordados pelo documento contam-se a ratificação do Tratado de Lisboa e a importância que representa para a juventude europeia de ter uma Europa mais política. É também abordada a responsabilidade ambiental que se traduz no dever de entregar à geração seguinte um mundo (pelo menos) tão limpo como o de hoje. Também referido como fulcral é a questão da justiça inter-geracional, no sentido de análise dos contributos das diferentes gerações para a sociedade. Em todos estes pontos nota-se uma clara preocupação pela manutenção da Europa dos Valores, que trouxe a UE até onde está hoje.

O Presidente da Comissão Europeia mostrou-se entusiasmado pelo trabalho desenvolvido pelo YEPP neste âmbito, sublinhando a importância do desenvolvimento deste tipo de esforços no espectro político alargado, e demonstrando um conhecimento profundo dos problemas que afectam os membros de uma juventude que foi criada no seio dos valores europeus e que denominou de "Geração Europa".

Ver Declaração dos Presidentes em AQUI!

Proposta Programa ERASMUSA reforma do Programa ERASMUS, uma das mais importantes iniciativas no âmbito da juventude europeia, foi uma das propostas apresentadas pela JSD e pelo YEPP, com especial enfoque no reforço dos montantes das bolsas. Infelizmente hoje em dia, nem todos os jovens podem fazer Erasmus pois a bolsa europeia não é suficiente para sobreviver no estrangeiro, ou seja, só com o apoio do seu agregado familiar pode aproveitar o Programa Erasmus.

A JSD quer democratizar o ERASMUS e permitir que todos sem excepção possam desenvolver parte dos seus estudos no estrangeiro. Para isso deixámos a proposta à Comissão Europeia de reforçar os montantes das bolsas por via directa, aumentando a sua contribuição, ou então obrigando os Estados-Membros ao co-financiamento destas bolsas para os estudantes que precisam.

in jsd.pt

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Candidato à Câmara da Guarda

O líder distrital do PSD, Álvaro Amaro, garante que ainda ninguém foi convidado para ser candidato à presidência da Câmara da Guarda, nas próximas autárquicas. O dirigente diz que a Comissão Política Concelhia da Guarda está a fazer uma «auscultação» pelas freguesias, assegurando que até ao final de Fevereiro estarão definidos todos os candidatos às câmaras do distrito.
in Terras da Beira

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

INEM: ambulâncias novas paradas devido à agenda da ministra

Três dezenas e meia de ambulâncias novas do INEM estão paradas há pelo menos dois meses num parque de viaturas na Azambuja, pertença da empresa fornecedora, à espera do momento em que a Ministra da Saúde procederá à sua entrega oficial.
Segundo avança o diário Público, boa parte das ambulâncias estão já prontas, faltando equipar apenas uma parte mínima.
Integrando uma lista de viaturas que a ministra da Saúde irá entregar no final do mês, estas ambulâncias deverão assim continuar paradas no parque da SIVA, importador da marca Volkswagen para Portugal (precisamente a marca dos veículos em questão), mais algumas semanas, até puderem começar a ser utilizadas.
O Público revela ainda que as ambulâncias em questão estão matriculadas desde Outubro, sendo, aliás, da mesma série de matrículas das que a ministra Ana Jorge entregou em Dezembro, no Parque das Nações, a 47 corporações de bombeiros.
As novas viaturas de emergência médica que o INEM está a entregar servirão para substituir algumas viaturas que não têm condições para estar ao serviço ou que foram retiradas por acidente, por exemplo. Mas também para dotar corporações que ainda não têm viaturas deste género.

Mais informação aqui.

in Diario Digital

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Escolas do IPG com novos directores

A sua indicação foi feita ontem durante uma reunião do Conselho Geral do IPG e a sua tomada de posse deve acontecer nos próximos dias.
Ezequiel Martins Carrondo, na Escola Superior de Saúde (ESE), Carlos Francisco de Sousa Reis, na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESEG), Anabela Naia Sardo, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH), e Teresa Maria Dias de Paiva, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). São estes os nomes dos novos directores da escolas do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). A sua indicação foi feita ontem durante uma reunião do Conselho Geral do IPG e a sua tomada de posse deve acontecer entre os dias 16 e 19 de Fevereiro. Com esta decisão do órgão máximo do IPG, vão cessar funções Joaquim Brigas, na ESEG, Constantino Rei, na ESTG, Abílio Madeira Figueiredo, na ESE, e João Brás, na ESTH. O Diário XXI tentou insistentemente ouvir Jorge Mendes, presidente do IPG, acerca da reunião do Conselho Geral, contudo todas as tentativas foram infrutíferas. A tomada de posse dos membros eleitos do Conselho aconteceu 4 de Dezembro do ano passado, depois das eleições no mês anterior. Os membros externos cooptados assumiram funções no final de Janeiro. São eles Pedro Tavares, presidente do Nerga, Luís Aragão, Leonel Seabra e Sousa, do Instituto Superior Técnico, Álvaro Guerreiro, Vergílio Bento, vereador na Câmara da Guarda, José Augusto Alves, Isabel Coelho, Matilde Cardoso e Miguel Camelo.
Diário XXI

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Relatório dos projectos assinados por Sócrates vai para o Ministério Público

«Persistem dúvidas e preocupações», no documento elaborado pela comissão interna do município, argumenta a oposição.
Os vereadores do PSD na Câmara da Guarda vão enviar para o Ministério Público o relatório ao licenciamento dos projectos assinados por José Sócrates na década de 80, disse, na sexta-feira, a vereadora Ana Manso. «Porque persistem dúvidas e preocupações, vamos enviá-lo para o Ministério Público», garantiu à Agência Lusa Ana Manso, sem precisar em que data é que o documento será entregue. «Com toda a tranquilidade, vamos enviá-lo para o Ministério Público para que não fiquem quaisquer dúvidas e suspeições sobre o bom nome do primeiro-ministro», acrescentou a vereadora e deputada do PSD na Assembleia da República. Segundo Ana Manso, a decisão foi tomada após a leitura do relatório com 21 páginas e vários anexos, como tinha sido prometido no final da reunião do executivo de quarta-feira, onde o documento foi apresentado e distribuído aos vereadores da oposição. «Lamentamos que ao fim de um ano de investigação nos apareça um relatório tão vago e tão impreciso e que não se tenha preocupado com a análise objectiva dos factos», disse. A vereadora salientou que a oposição social-democrata não ficou surpreendida com o relatório final, «porque quando a comissão foi nomeada, alertámos para a necessidade de ela ser constituída por elementos independentes e não por funcionários da própria Câmara». A comissão interna analisou os 23 projectos assinados por Sócrates e aprovados pela Câmara da Guarda, mencionados pelo jornal “Público”, e outros 18 aleatórios, todos da década de 80, concluindo que relativamente à celeridade processual - ou seja, data de entrada do requerimento, data de decisão dos técnicos e deliberação final - «não resultaram diferenças assinaláveis quanto aos procedimentos internos, no âmbito dos serviços de obras particulares», comparativamente a outros projectos não assinados pelo agora primeiro-ministro.Por seu turno, o presidente da Câmara da Guarda disse estar «tranquilo», face às conclusões do relatório. «Estou seguro que a comissão fez a avaliação cuidada a todos os factos», afirmou à Agência Lusa o socialista Joaquim Valente, garantindo que os projectos arquitectónicos assinados por José Sócrates no período em trabalhou na Câmara da Guarda «seguiram os mesmos procedimentos dos outros». Quando confrontado com a «ameaça», dos vereadores do PSD em participarem o assunto ao Ministério Público, Joaquim Valente também disse estar «tranquilo» «Se o PSD ainda não o fez, já o devia ter feito», declarou, dizendo estar «plenamente tranquilo», em relação ao trabalho que na época foi realizado pelos dois técnicos que deram os pareceres aos projectos - Almiro Lopes e Maria José Abrunhosa, ambos já falecidos.João Prata, vice-presidente da comissão política distrital do PSD/Guarda e líder da concelhia garantiu à Agência Lusa que o partido apoiará os vereadores caso decidam enviar o relatório da comissão interna que analisou o licenciamento dos projectos assinados por Sócrates na década de 80 para o Ministério Público. «O PSD estará solidário com os seus vereadores», asseverou o dirigente. «Se se verificar que subsistem as dúvidas [que os vereadores disseram ter no dia da apresentação do documento], só temos que acompanhar os nossos vereadores», frisou João Prata. O dirigente também recordou que quando foi nomeada a comissão interna o seu partido «mostrou alguma perplexidade pela forma como foi constituída e sobre o objecto que iria trabalhar», tendo defendido a nomeação de uma comissão externa e composta «por pessoas independentes». Acrescentou que, na última reunião de Câmara, foi apresentado um relatório «feito por técnicos da Câmara e o que está em causa é que são os próprios a julgar em causa própria».

Agência Lusa

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Blog - A História do Pinócrates

A JSD lançou um Blog onde podes colaborar na denúncia dos falhanços e incumprimentos de promessas pelo Governo do Senhor Sócrates.

A tua participação é um exercício democrático saudável!O controlo do poder político e da acção governativa é essencial em democracia.É um espaço livre! para cobrança de promessas, exposição de mentiras, denúncia de desgovernos...

Este blog é ainda um espaço de cidadania! É o teu espaço, contribui! Quantas mais contribuições, mais esclarecidos estarão os portugueses, melhores serão as suas decisões cívicas, e mais forte será a democracia portuguesa!

Posta, comenta, linka, divulga!!

Visita o blog aqui!

Manuela Ferreira Leite apresenta propostas para combater o desemprego

Leia aqui o comunicado na íntegra.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Milhões gastos no Estado com pouca transparência

Desperdícios
Uma viagem ao 'site' transparencia.gov revela um mundo de contratos e remates a preços fabulosos. Em apenas três meses o Estado, câmaras e empresas públicas gastaram um milhão de euros só em cadeiras. Em móveis de escritório foram dispendidos sete milhões de euros
Rolos de papel higiénico a preço de papel couché, arranjos de fotocopiadoras ao custo de Bentleys, cadeiras, armários, computadores ao valor unitário de dezenas de milhares de euros... adjudicações de causar inveja, há de tudo um pouco no site da "transparência. gov", para promover a limpidez das contas públicas.A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo é a que revela compras de produtos a preços mais estranhos. Veja-se esta listagem: "Aquisição de 14 módulos de três cadeiras em viga e 10 módulos de duas cadeiras em viga" está apreçado por 375,6 mil euros. Outro exemplo. "Um armário persiana, duas mesas de computador, três cadeiras com rodízios, braços e costas altas" está para adjudicar por 97 560 euros.
Uma distracção com cifrões? Não é a primeira, nem a segunda... a mesma ARS terá mandado proceder a reparações de duas fotocopiadoras por 45,1 mil euros.
Não é de excluir que alguns destes números sejam eventuais erros do domínio da digitalização, da responsabilidade dos intervenientes. Mas são demasiados exemplos: a Câmara de Ílhavo adjudicou três computadores por 380,7 mil euros... e a lista continua. Voltando ao mobiliário, conclui-se que entre Outubro do ano passado e meados de Janeiro deste ano, o Estado e empresas na sua órbita gastaram um milhão de euros em cadeiras. Em 252 "recostos" de auditório, por exemplo, a edilidade de Amarante, norte do País, gastou 123,8 mil euros. Quase 500 euros "investidos" em cada "sofá".´
Em Lagoa, no Algarve, a respectiva câmara deliberou a "remoção e reboque da viatura 19-91-SN". Pois, este serviço foi adjudicado por 8500 euros. Sem mais informação, é de supor que a referida viatura ter-se-á avariado no Pólo Norte... Mas, isto de viagens, tem que se diga. Ao abrigo do "projecto Tempus" chegou a estar no site da "transparência" um retiro de três dias, de Faro a Zagreb, para uma pessoa, no valor de 33,745 mil euros. Um provável engano, já removido. Ao contrário, ainda lá figura uma viagem da GNR (uma pessoa) a Timor por 10,2 mil euros.
Um olhar critico sobre as contas das entidades públicas reserva algumas surpresas. Em Setembro do ano passado, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa gastou 5806 euros em papel higiénico. Encomendou 9072 rolos de papel "folha dupla tipo jumbo" para, esclarece, "utilização interna dos serviços". Um valor discutível. Um leitor atento fez uma pesquisa "rápida pela Net" e descobriu rolos de papel ("de folha dupla claro", acrescenta) a 16 cêntimos.
Nesta história do papel higiénico e afins, esclareça-se que isto é sério, mas os gastos podem ser díspares. Em Janeiro deste ano, a Câmara de Cascais gastou 50 mil euros na compra de papel higiénico, toalhetes e sabonete em creme "para stock". No mesmo mês, no norte, o município de Penafiel gastou 9927 euros, "para o ano de 2009"...
Claro, há casos incríveis com as compras... que já foram retirados do site, mas que não escaparam ao arquivamento de leitores curiosos. É o que sucede com um autocarro de 16 lugares que custaria 2,9 milhões de euros... ou, um router (para ligar computadores à Net) por 35 mil euros, quando o preço de mercado ronda os 400. Ou os 1,9 milhões de euros que supostamente custaria a iluminação natalícia de Estremoz...

domingo, 1 de fevereiro de 2009

"Vou criar 150.000 empregos" disse Pinócrates

JSD lança campanha de denúncia de promessas eleitorais incumpridas pelo Governo!