terça-feira, 30 de setembro de 2008

Barroso pede maior cooperação entre Estados-membros para enfrentar crise financeira

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, exortou hoje em Bruxelas os governos europeus a cooperarem mais estreitamente para enfrentar a crise financeira e restaurar a confiança nos mercados.
"Precisamos de ter uma cooperação mais estreita dos governos europeus, juntamente com as instituições europeias, os reguladores nacionais ou as autoridades de supervisão", disse Durão Barroso.
Para o presidente do executivo comunitário, será necessária uma "acção coordenada" para restaurar a confiança nos mercados.
Durão Barroso pediu ainda aos Estados Unidos para "assumir as suas responsabilidades", principalmente através da tomada de uma "decisão rapidamente" sobre o chamado Plano Paulson.
"Enfrentamos uma crise, mas temos meios para a ultrapassar. Vamos fazê-lo em cooperação com os nossos principais parceiros globais", sublinhou.
Para o presidente da Comissão Europeia na actual crise financeira não há apenas um problema de "injecção de capital" mas também de "injecção de credibilidade".
"Por isso pedimos mais cooperação entre os Estados-membros" da União Europeia, insistiu, acrescentando que é necessário tomar medidas que vão para além das de curto-prazo.
Durão Barroso assegura que as medidas que as decisões que estão a ser tomadas estão de acordo com as leis europeias, mas defendeu, na situação actual, a utilização de "flexibilidade" que é permitida pelas regras dos 27.

domingo, 28 de setembro de 2008

Portugal negoceia vinda de mais médicos estrangeiros

Portugal tem 4287 médicos estrangeiros a exercer no país e vai avançar com novos acordos para a contratação de mais profissionais. O mercado da América Latina é o alvo.

De acordo com a Ordem dos Médicos, dos 38.538 clínicos que exercem em Portugal, 300 são oriundos da América do Sul. Do Brasil vieram 600. Mas chegam também da União Europeia (2583), dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (261), da Europa não Comunitária (378), da África não PALOP (33), da Ásia (42), da Austrália (um) e da América do Norte (19).

Serão ao todo, segundo as contas da Ordem, 4287. A sua vinda não tem fugido a alguma polémica, sobretudo por não dominarem a língua. E os utentes parecem duvidar da sabedoria de quem tem sotaque.

Em Junho, chegaram 14 uruguaios que estão a exercer no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Mas deverão chegar mais em breve, ao abrigo de negociações em curso que o Ministério da Saúde está a encetar.

Cuba, por seu lado, não ganhou à toa a fama de "fábrica de médicos", devendo continuar a fornecer clínicos para vários países, incluindo Portugal.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Deputado André Almeida apresenta site/blog

No tempo da Aldeia Global, em que todos somos vizinhos à distância de um clique, em que o tempo voa a uma velocidade cada vez mais vertiginosa, e em que praticamente toda a informação nos é acessível, a comunicação assume um papel preponderante, para que nos aproximemos e troquemos pontos de vista, em ordem ao bem comum, que todos procuramos.

Nesse sentido, gostaria de apresentar-te o meu site/blog. Aqui poderá encontrar não apenas um registo da agenda e da actividade parlamentar desenvolvida, (Requerimentos e Perguntas ao Governo, Videos de Intervenções, registo de interesses e registo de presenças em plenário (através do portal da AR), Relatorios e Pareceres, entre outros), mas sobretudo algumas ferramentas inovadoras. Para além de formulários de inscrição para audiências e/ou visitas à Assembleia da República, estará em funcionamento, regularmente, um espaço de conversação em tempo real, onde estarei disponível para atender os que assim o desejarem, recolher opiniões, prestar esclarecimentos, fornecer informações, etc. (endereço MSN Messenger :
parlamento@andrealmeida.com

Esta será mais uma forma de estar próximo de todos, e de deixar acessível, a todos quantos a procurem, toda a informação disponível acerca das matérias por nós trabalhadas no Parlamento. Será um meio de comunicação, um ponto de contacto, de proximidade entre nós. O meio político é conhecido por ser hermético e pouco acessível, fechado e pouco atento ao cidadão comum, ausente e desligado de quem o elege. Pois bem, esta é mais uma forma de contrariar essa tendência. De mostrar que se pode ser acessível, atento ao cidadão, presente e em contacto com quem o elege.

Convido-o/a a fazer a experiência e a passar por http://www.andrealmeida.com/!

domingo, 21 de setembro de 2008

CONGRESSO DA JSD - 28, 29 e 30 de Novembro - PENAFIEL


O líder da JSD, Pedro Rodrigues, propôs no dia 13, em Conselho Nacional, que teve lugar no Hotel da Costa da Caparica, a antecipação do Congresso Nacional dos jovens sociais-democratas para os dias 28,29 e 30 de Novembro de 2008, em Penafiel.
"O meu mandato só termina em Abril, mas considero que essa é uma altura para se discutir o País. O reforço da posição da JSD e a sua estratégia devem ser questões definidas antes desse período, assim como a eleição de novos órgãos", defendeu o líder da JSD em declarações ao CM.
Pedro Rodrigues manifestou perante o Conselho Nacional a intenção de recandidatar-se ao cargo de líder da juventude social-democrata.
Pedro Rodrigues é, desde 22 de Abril passado, presidente da Comissão Política Nacional da JSD, eleito no XIX Congresso Nacional, que decorreu em Espinho. Sucedeu a Daniel Fangueiro.

REGULAMENTO BREVEMENTE ONLINE NO SITE DA JSD GUARDA!
Caros companheiros(as) e amigos(as),
É com enorme prazer que a secção da JSD Guarda apresenta este espaço aos jovens guardenses e à população em geral.
Queremos fazer deste blog um veículo de transmissão de tudo o que se faz na JSD e no PSD, ser um espaço onde tu possas contribuir com ideias, actividades para a JSD desenvolver no Concelho de Guarda, bem como comentar a politica local e nacional.
Aqui podes expor os teus problemas e preocupações porque nós iremos fazer com que a tua voz seja ouvida!
Vamos dar cor à nossa terra!